Já está farto de apanhar banhos de sol na varanda ou de se refrescar com a mangueira? Nós percebemos, está na altura de começar o projeto da sua piscina perfeita!
Saiba que existem modelos para todos os gostos e orçamentos. Aliás, alguns tipos de piscinas quase nem requerem obras. Já está a ficar convencido? O Habitissmo dá mais um empurrãozinho (e a Home So Simple ajuda a divulgar!): veja os 10 mandamentos para ter uma piscina perfeita e inspire-se!
Determinará quais as suas possibilidades
Este é o primeiro passo: determine quais as suas possibilidades, nomeadamente o orçamento e o espaço que tem disponível. Desta forma vai ser mais fácil perceber qual o tipo de piscina pode adquirir, sem perder tempo com aspetos secundários.
Pensará sobre a melhor posição
Seja de que material for, esta é uma das questões mais importantes quando se decide ter uma piscina, isto porque, é fundamental que apanhe o maior número de horas de sol possível para climatizar a água. Além disso, a posição também deve ser estratégica, de forma a determinar outras áreas do jardim, como a zona de apanhar sol ou uma área de refeição.
Escolherá um estilo de acordo com a sua casa
O tipo de piscina que escolher deve estar em sintonia com o estilo da sua casa ou jardim. Por exemplo, uma piscina de inspiração rústica não ia combinar com uma casa de design moderno. O revestimento que escolher vai contar muito para a estética da piscina.
Terá uma área de descanso
Quando se pensa em ter uma piscina, há algo que não pode ficar esquecido: uma área para descansar ou apanhar sol. Além disso, tenha em conta que esta deve estar direcionada para a piscina, para que possa desfrutar da vista para todo o jardim.
Contará com uma área de sombra
Por falar em área de descanso, não se pode esquecer que tem que ter uma zona de sombra, seja com um chapéu-de-sol ou um toldo. Toda a gente sabe que não é bonito apanhar escaldões. Já para não falar do quão é bom dormir ou ler um livro à sombra!
Não aceitará má qualidade
Por mais que o seu orçamento seja mais baixo, lembre-se que dentro das suas possibilidades existem também materiais com melhor qualidade que outros. Além disso, se não tiver experiência neste ramo, considere contratar um profissional especializado, pois mais vale gastar um bocadinho mais agora,mas não ter problemas no futuro. Até porque, quando se faz uma piscina é suposto que dure muitos anos.
Pensará no revestimento da área envolvente
Lembre-se deste pormenor: o chão em volta da piscina não precisa apenas de ser bonito, mas também confortável! Escolha um material que não aqueça demasiado, nem que seja escorregadio. O deck de madeira natural e a pedra são alguns dos materiais mais utilizados.
Lembrar-se-á dos acessos
Se já está a pensar em fazer festas com a sua família e amigos na piscina, então não se esqueça que a sua piscina deve ter bons acessos. Se tiver relva, coloque também algum passadiço, para facilitar a deslocação. A piscina de areia é uma ótima opção para crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, pois a entrada faz-se progressivamente e é antiderrapante.
Imaginará o futuro
Todos os anos, em setembro, o verão termina, por isso é importante que pense como vai fazer a manutenção da piscina nos meses frios. Atualmente já existem opções de cobertura muito bonitas e modernas.
Considerará o microcimento
As piscinas em microcimento são uma das maiores tendências do mundo das piscinas. Trata-se de um material muito resistente e que pode ser aplicado em variados tipos de estruturas. Além disso, adapta-se a qualquer estilo, pois pode ser combinado com pigmentos naturais e dar origem a cores personalizadas.
Fonte das fotos: habitissimo.com.br