10 passos simples para ser mais feliz… em casa.

A nossa casa é uma extensão de quem somos. Tem o poder de nos influenciar em todos os aspectos da nossa vida, desde o nosso estado de espírito, até à capacidade de produzir algo. Assim, ajustando pequenas rotinas e hábitos, estamos a criar um ambiente mais leve e, acima de tudo, mais positivo.

Todo e qualquer pequeno passo, importa. Aqui ficam dez, que poderão mudar (quase) tudo.

1. Faça a cama, todos os dias, antes de sair de casa. Pode comprovar os benefícios deste pequeno gesto no livro “The Happiness Project”.

2. Se não os pode vencer, junte-se a eles. Esta expressão não poderia fazer mais sentido, no que se refere a tarefas de que gostamos menos, como lavar a loiça, por a roupa na máquina de lavar, apirar e por aí fora… o truque? Se tem de fazer, faça bem feito. No fim a recompensa é enorme. Quem não gosta de entrar, de manhã, na cozinha e encontrá-la limpa e arrumada ou, abrir uma gaveta e encontrar  à primeira, o que procura?

3. Mantenha expostos objectos que lhe tragam memórias felizes: fotografias, livros, ou uma vela com um cheiro que o transporta para um lugar só seu.

4. Comece um diário de gratidão. Basta uma linha por dia. Só custa começar mas quando o fizer, vai ver a quantidade de coisas pelas quais deve estar grato – em dias menos bons, será uma ajuda preciosa. Tudo será colocado em perspectiva.

5. Deixe todas as divisões da sua casa “prontas-a-usar”. Em circunstâncias normais bastam três minutos para tudo estar em ordem. A diferença, ao chegar casa, vai ser enorme. O caos só gera stress e, na pior das hipóteses, angústia.

6. Antes de se levantar, defina o seu objectivo para o dia. Qualquer coisa simples como acabar um projecto pessoal, aproveitar o dia ou, almoçar com alguém importante. E não se esqueça: agradeça o facto de estar vivo. Em pouco tempo, notará diferenças ou, não fôssemos nós o que pensamos.

7. Faça pequenas coisas sem esperar nada em troca: levar o lixo que, normalmente, é o seu marido que leva ou, tirar a loiça da máquina que é tarefa da sua mulher. Sabe o que está a cultivar? Empatia – a base de qualquer relação interpessoal.

8. Fale com alguém próximo, todos os dias. Pode fazê-lo enquanto faz o jantar, por exemplo. Somos animais sociais e como tal, socializar faz-nos felizes.

9. Invista em algo que possa usar em casa: um grelhador à volta do qual vai juntar os amigos ou, um jogo que dá para toda a família.

10. Use alguns minutos do fim do seu dia para se ligar a algo que esteja acima de si. Pode ser o que quiser: a religião, a natureza, um livro, uma música…ao ver o quão pequenos somos num universo tão grande, somos compelidos, de forma inconsciente, a relativizar!

Read more10 passos simples para ser mais feliz… em casa.