Organização do espaço das crianças

Neste dia mundial da criança queremos falar sobre elas. Afinal, representam o futuro e é, sobretudo por elas, que nos esforçamos em tornar o mundo num lugar mais feliz e saudável. A organização do espaço das crianças deve fazer parte desta equação por potenciar bem-estar e qualidade de vida.

Hoje em dia debatem-se muito a alimentação saudável, o direito a brincar, a necessidade de estar ao ar livre mas, na correria dos dias, acabamos quase sempre por cometer os mesmos erros.Compensamos as crianças com objectos, com consumo desenfreado, com excesso. Muitas crianças saem de casa muito cedo e regressam muito tarde. Os horários de trabalho dos pais não permitem que as coisas se desenrolem de outra forma. Como tal, os efeitos dessa rotina rapidamente se fazem sentir e, de repente, todas as crianças passam a ser hiperactivas, pouco capazes de lidar com a frustração e bastante ansiosas.

Sem nos apercebermos, estamos a potenciar tudo isso quando as compensamos com brinquedos em excesso. Assim, o mais natural, quando há demasiados objectos num espaço, é que o caos se instale de forma estrutural e visual. Se pararmos para pensar, é comum entrar num quarto de uma criança e ver peluches, livros, jogos, carros, bonecas, bolas, etc., que dariam para 3 crianças diferentes.

Menos é mais…

… em quase todas as situações e na vida de uma criança não é excepção. Basta observa-la a brincar e concluímos que brinca quase sempre com os mesmos objectos porque tem uma preferência natural por certas coisas. Como tal, um quarto cheio de brinquedos não lhe trará qualquer benefício, pelo contrário. Aqui, a organização do espaço das crianças é fundamental.

Brincar

É uma actividade que pressupõe dar asas à criatividade e imaginação e isso não é possível no meio do caos porque o estímulo é tanto que se torna confuso.

Implica correr, explorar, sujar-se e descobrir. Assim, andar lá fora e não confinados num espaço cheio de coisas é sempre mais saudável.

Organizar

Por fim, mas não menos importante, ensinar uma criança a organizar é ensina-la a criar um sistema e a definir uma rotina, algo que lhe será útil em todas as situações na sua vida futura. É também ensiná-la a cuidar do que é seu.

A seu tempo, ela irá interiorizar que tudo o que se cuida mantém-se e dá bons frutos.

Poderá ver aqui mais um post sobre este tema. E se precisar de ajuda para começar este caminho, estamos à distância de um clique.

Feliz dia a todas as Crianças do Mundo e uma óptima semana!

 

Deixe um comentário