Viver sem pressa. Obrigado Coronavírus

Este post podia ser a continuação do anterior. A diferença é apenas uma: o coronavírus que nos veio obrigar a viver sem pressa mas também de forma mais ansiosa, o que por si só já é contraditório a uma vida mais feliz.

Mas como em todas as situações, tudo tem um lado bom e já que nada podemos fazer para controlar o mundo lá fora, podemos para já controlar o nosso mundo, a nossa casa e a nossa experiência no meio desta situação, que nos é transversal a todos, sem excepção.

De repente, os filhos estudam a partir de casa, os pais trabalham a partir de casa e toda a vida se faz dentro de casa (ou, pelo menos, deveria ser assim). E sejamos sinceros, ninguém estava preparado para isso. Assim, deixamos pequenas dicas, fáceis de de executar, que nos trarão alguma sensação de paz e controlo.

  • Criar espaços de trabalho para todos

Nem todos temos um escritório em casa mas não será por isso que não o podemos arranjar. Um pequeno local, na sala de estar, poderá facilmente ser convertido em escritório, onde é possível estudar e trabalhar: use a mesa de refeições e separe as coisas de cada um (livros, cadernos, agendas, tablet, canetas, carregadores, etc.) em  caixas ou cestos. Quando terminar basta guardar tudo novamente num local de fácil acesso. Se tiver um carrinho com rodas melhor ainda – pode colocar tudo la dentro e levá-lo para onde lhe der mais jeito.

  • Criar um local para colocar tudo o que vem da rua

Mais uma vez, as caixas e cestos são grandes aliados: na entrada de casa, para evitar qualquer contaminação, ponha uma caixa ou um cesto e coloque lá  dentro o que vem de fora, para que seja desinfectado e limpo, seguindo as normas da DGS. Isto aplica-se a chaves, telefones, sacos, trelas de animais de estimação ou, qualquer outro objecto que traga da rua. Pode inspirar-se neste artigo.

  • Manter os produtos de limpeza à mão

Nesta fase que atravessamos, eles são os nossos melhores amigos. Por isso, estarem à mão é fundamental. Não precisa de fazer grandes alterações, basta que os mantenha organizados, num local acessível, com os mais úteis logo à frente.

  • Aproveitar o tempo

Quantas vezes reclamámos da falta de tempo? Tempo para manter a casa em ordem, tempo para fazer exercício, tempo para comer bem, tempo para a família, tempo para aprender? Este é o momento. Agora, forçosamente, não temos desculpa porque mesmo a trabalhar em casa, os tempos mortos serão alguns. Para ajudar, deixamos alguns sites que oferecem coisas interessantes para fazer nestes tempos mais próximos.

Museus

Cursos

Livros

E já sabe, mais importante que tudo: fique em casa e lave as mãos! Se todos fizermos a nossa parte, num instante vamos todos ficar bem!

Boa semana!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário