Escritório e sala de aula em casa

Falar de escritório e/ou sala de aula em casa tornou-se banal e quase aborrecido nas últimas semanas. Ainda assim, fomos quase todos obrigados a criar um destes espaços repentinamente, para nos podermos adaptar a esta nova era que, esperemos, seja transitória e rápida. Mas, agora que muitos de nós estão em teletrabalho e muitas das crianças em educação à distância, ter o espaço adequado faz toda a diferença no resultado final.

Assim, quer tenha uma divisão da casa que já seja, ou possa, transformar em escritório ou, em alternativa, precise de criar um espaço dentro de outro que já exista, aqui ficam as nossas ideias.

  • Escolher o espaço para trabalhar e estudar em casa

Este é o passo mais importante pois é aqui que irá definir a área de trabalho/estudo. Deve considerar os seguintes aspectos: luz natural, privacidade, no caso de precisar, tomadas disponíveis e rede WiFi que embora, hoje em dia, quase todos a tenhamos em casa, muitas vezes, há zonas da casa onde o sinal poderá ser mais fraco.

  • Móveis de apoio para trabalhar e estudar em casa

Não vai precisar de nada por demais e muito possivelmente terá em casa tudo o que faz falta: uma mesa onde escrever a apoiar um computador, um móvel de apoio para colocar uma impressora e arrumar tudo ao final do dia de trabalho/escola. Não tem secretária? Use  mesa de jantar/refeições. Se tiver um móvel com portas, poderá usá-lo para guardar a impressora, os cadernos/agendas/papéis e o material de escrita. Se o organizar bem verá que provavelmente caberão mais coisas lá dentro.

  • Menos é mais

Esta frase faz muito sentido quando falamos de escritório/sala de aula em casa. Tenha perto de si e das crianças apenas o que é necessário naquele momento. Não é preciso, nem agradável ter à volta os livros todos da escola ou, os dossiers dos documentos. Apenas o essencial para que o caos não se instale e crie confusão desnecessária. Use em formato digital tudo o que conseguir pois, não só poupará espaço, como terá tudo à mão (no computador).

Por fim, mas  igualmente importante, não se esqueça de tornar este espaço bonito. O ambiente é tão importante como a funcionalidade. Uma planta natural ou flores frescas, farão a diferença.

Boa semana e, já sabe: fique em casa para que no fim, fiquemos todos bem! 🙂

Saiba tudo sobre como melhorar a organização em casa, aqui!

Deixe um comentário