Limpezas de primavera, mais importantes que nunca!

As limpezas de primavera são mais importantes do que nunca. Sempre foram vitais, mas agora, face ao que estamos todos a viver, assumem especial importância. Manter a casa limpa (ou mais limpa do que nunca), tornou-se fundamental para a vida correr sem sobressaltos.
Assim, antes de começar, é útil que tenha à mão algumas caixas (também podem ser cestos ou sacos) onde irá colocar diferentes objectos. Estas limpezas dão sempre direito a bónus: a organização do espaço. Poderá, como em qualquer processo de organização, criar 3 categorias: doar, deitar fora e colocar no sítio certo.
Em baixo deixamos uma lista que poderá seguir com alguns conselhos que tornarão tudo mais simples.

Pó

Há locais onde quase nunca chegamos nas limpezas convencionais. Por exemplo, a parte de cima dos armários da cozinha, os cantos das paredes, junto ao tecto, por cima das portas, atrás dos armários, entre outros.

Armários

À partida, dentro dos armários temos coisas limpas, mas o pó acumula-se com facilidade. Esta é uma boa altura para tirar tudo para fora, escolher e reorganizar. E, já agora, aproveitar a maré para, no caso das roupas muito quentes, arrumá-las para o próximo inverno. Finalmente, aquela loiça que nunca foi usada (e provavelmente nunca será) pode ir para a caixa para doar.

Livros

Por mais que sejam limpos nas limpezas semanais, nunca ficam completamente sem pó. Assim, talvez volte a ler aquele livro que lhe disse tanto!

Espelhos

Esta é a altura de os por a brilhar de novo. Porque a diferença na luz que reflectem, é enorme quando estão limpos.

Medicamentos

Devem estar sempre organizados. Mas, com a correria dos dias, nem sempre isso acontece. Este é o momento para o fazer. Se tiver crianças, o ideal será separar em caixas distintas: os das crianças e os dos adultos. E não se esqueça, os que estão fora de prazo devem ser entregues na farmácia. Guarde-os num sítio visível e, finalmente, entregue-os quando tudo acalmar.

Sapatos

Agora que estamos todos em casa, é uma boa altura para lavar os que podem ser lavados e limpar os restantes. Aproveite e guarde os que já não vai usar nos meses mais quentes. Desta forma, descarta os que já não quer, seja para doar ou, porque já cumpriram a sua função.

Electrodomésticos

Limpar todos, a fundo, grandes e pequenos. Aproveitar e libertar-se dos que não funcionam e arranjar os que possam estar avariados. É a altura certa para concluir se precisa de tantos ou, se há mais do que um com a mesma função.

Gadgets

Comandos de televisão, comandos e chaves do carro, telefones, telemóveis, tablets, computadores, teclados e similares. Estas são coisas que nos escapam na maioria das vezes e, logo, também aquelas onde mexemos mais. Mais do que nunca têm de ser limpos profundamente e, claro, com mais frequência.

Janelas

Tal como os espelhos, quanto mais limpas, mais reflectem a luz natural. Agora que o inverno terminou, deixar entrar a luz da primavera é um bálsamo para o humor e bem-estar. Tenha especial atenção aos cantos pois é, desde logo, onde o bolor tem tendência a acumular-se nos meses mais frios.

Jornais, revistas e facturas

É importante não manter o que já foi lido e aproveitar este momento para deitar fora o que já não interessa relativamente a facturas. Pode daqui para a frente começar a pedir tudo em formato digital – vai ganhar espaço e poupar o ambiente.

Lareira

Para quem tem lareira, é altura de ser limpa de forma mais profunda. Porque provavelmente não irá ser usada nos próximos meses. De novo, as cinzas que ficam são fonte de pó, e o facto de a limpar vai torná-la mais bonita.

Brinquedos

Se estivermos atentos – e agora temos essa oportunidade – vamos reparar que as crianças brincam quase sempre com as mesmas coisas. Mesmo que tenham muitas. Agora que todos estamos em casa, podemos envolver as crianças, escolher em conjunto e limpar e desinfectar todos os brinquedos. Escolher o que fica e criar um método de organização que seja acessível às crianças, vai ensiná-las a manter tudo no seu lugar e eliminará uma fonte de stress para si. Assim, todos ganham.

Bijuteria

Quantas peças tem que não usa ou estão partidas? Escolha apenas as que realmente usa e descarte o resto. Aproveite o momento para as organizar de forma a que as veja sempre e dessa forma, usá-las com mais frequência.

Maquilhagem e cosmética

Muitas vezes compramos coisas que acabamos por nunca usar. As que já estão abertas, convém estar atento aos prazos de validade sobretudo, as que são aplicadas perto dos olhos pois podem provocar alergias e irritações, quando estão fora de prazo. As que nunca usou… alguma vez o irá fazer? Guarde apenas o que usa. O que sobra pode dar a alguma amiga que até estava a precisar.

Agora que tem uma lista, mãos à obra! Quando passar a tempestade, vai saber-lhe bem ter tudo mais organizado. E já sabe: lave as mãos e fique em casa. No fim, vamos todos ficar bem! 🌈

Saiba mais sobre organização da casa em https://homesosimple.pt/

Deixe um comentário