O que se faz na organização profissional?

A organização profissional ou, o serviço de um personal organizer ficou, repentinamente, mais conhecido. Fruto da necessidade, cada vez maior, de manter a vida organizada e potenciada pela série Netflix, onde  a Marie Kondo nos mostra este mundo maravilhoso da organização.

Se para os profissionais da área este súbito aumento de interesse é bom, por outro lado, há o reverso da medalha. Por desconhecimento, as pessoas confundem organização com arrumação e, por vezes, serviços de limpeza. Ainda que todas as valências sejam de crucial importância, são coisas distintas.

Um personal organizer é um profissional habilitado a criar soluções que facilitem o quotidiano, que tornem os dias mais práticos e são, também, catalisadores da mudança que quem os procura quer ver acontecer – este é o processo de organização. E, organizar, implica, também, ter sentido estético, razão pela qual, armários e closets, são organizados de forma bonita e harmoniosa, porque também faz parte.

A organização profissional pretende criar, na maioria das situações, uma nova forma de estar na vida. Mais simples, mais prática e mais harmoniosa e para isso, como em qualquer outra área, quem o faz  tem de estar habilitado a fazê-lo, investindo na sua formação. Assim, quando alguém pratica valores muito diferentes da maioria, será bom questionar. Arrumar e organizar são duas coisas muito diferentes.

Boa semana!