As casas de hoje são mais abertas (e algumas mais pequena, também) e integram diferentes ambientes numa mesma divisão, mas isso não significa que não devemos separar os diferentes espaços de forma subtil, para trazer alguma ordem ao local. É possível fazê-lo de forma harmoniosa e discreta, com soluções permanentes ou que podem ser mais tarde retiradas. Para que se inspire, deixamos-lhe algumas ideias para separar ambientes, em colaboração com o Habitissimo:
Organize bem o espaço
Para separar ambientes sem criar barreiras físicas, a organização é fundamental. Defina a distribuição do mobiliário, a forma como vai circular no local, a localização de armários fixos e tenha em conta factores como portas e janelas. Ao estabelecer quais os locais que devem estar livres, torna-se mais fácil perceber onde cada espaço vai começar e terminar, estabelecendo assim ordem nos diferentes ambientes e ajudando a criar uma demarcação subtil. Assim, a sua casa terá também uma aparência mais uniforme.
Escolha painéis móveis
Se quer dividir um espaço mas não quer estar a criar paredes, colocar painéis móveis é uma boa escolha. Podem ser retirados facilmente, são uma escolha visual interessante e são muito práticos e versáteis. Existem modelos que podem ser colocados e retirados à mão, modelos que deslizam para um lado ou para outro conforme as suas necessidades e até modelos que giram sobre um eixo para controlar a entrada de luz.
Seja original
Para aproveitar melhor o espaço (especialmente se este não for muito), aposte em soluções criativos para criar uma separação. Uma escolha muito em voga hoje em dia é realizar a separação de ambientes usando uma cortina. Assim, tem mais privacidade, mas de uma forma leve e que não lhe retira espaço na divisão! Outra boa forma de dividir ambientes é usando biombos – são leves, fáceis de colocar e tirar e trazem um toque mais elegante a qualquer espaço.
Em vidro
Cada vez mais se usa o vidro na decoração de casa e a separação de ambientes não é excepção. Ao usar vidro, divide dois espaços sem no entanto perder área visual e luminosidade. Pode escolher vidro translúcido, transparente ou até opaco, conforme o seu gosto pessoal. Para uma elegância extra, coloque a divisão de vidro por cima de uma estrutura móvel que ajude à separação do espaço e sirva como arrumação ao mesmo tempo.
Padrões diferentes
Os separadores de ambientes são cada vez mais usados como complemento à decoração, e por isso podem ser encontrados em diversos materiais e padrões. Por isso, se quer filtrar alguma luz e criar efeitos visuais interessantes, escolha um separador com algum padrão diferente, no material que mais gostar e melhor se adequar à divisão. Pode escolher entre madeira, bambu, plástico, vime ou até têxteis. Para mais originalidade, pinte o seu separador da cor que mais gostar.
Esperamos que estas ideias lhe sejam úteis e sejam uma fonte de inspiração para o seu lar!
Boa semana!